Início / Dietas e Nutrição / Comer de 3 em 3 horas – Mito ou Verdade que Emagrece?
comer de 3 em 3 horas artigo
Comer de 3 em 3 horas engorda ou emagrece

Comer de 3 em 3 horas – Mito ou Verdade que Emagrece?

Hoje resolvi falar sobre um tema que é amplamente discutido por todos quando o assunto é dieta. Muitos dizem que é ideal comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento, na manutenção do peso corporal e também no aumento de peso, mas será que é REALMENTE VERDADE?

Pois bem, em primeiro lugar vamos esclarecer a frase do porquê comer nesse intervalo de tempo. O real motivo seria para acelerar o trabalho da digestão, assim mantendo o corpo sempre em ”alerta” digerindo os alimentos e por consequência aumentar o gasto calórico indiretamente pelo aumento da taxa metabólica basal (TMB). Mas, como sempre, não podemos tornar esta frase uma realidade.

Tudo irá depender de diversos fatores como exercícios físicos, tempo disponível para consumir refeições, peso corporal, desordens metabólicas, etc. E também, além desses fatores, cada alimento possui um tempo determinado para a digestão, como por exemplo a carne branca é digerida mais rapidamente que um corte de carne vermelha, um arroz é mais facilmente digerido que um prato de macarrão e etc.

Em geral, nosso corpo leva em média para a digestão total do alimento cerca de 3h30 a 4h, mas o que realmente importa nesse quesito não é o tempo que você demora entre as refeições, mas sim seu consumo calórico total no final do dia.

Comer de 3 em 3 horas – Vamos aos exemplos:

Comer de 3 em 3 horas funciona para emagrecer
Comer de 3 em 3 horas emagrece? mito ou verdade?
  • Caso 1 Supondo que você precise de 2.000 Kcaldia e distribua estas calorias em 6 refeições de três em três horas.
  • Caso 2 Supondo que você precise de 2.000 Kcaldia e distribua estas calorias em 2 refeições de doze em doze horas.

Em ambos os casos iremos ter ao final do dia um processo digestivo quase idêntico, já que a MESMA quantidade calórica foi ingerida.

Ao final do período de 24 h são as CALORIAS DIÁRIAS que realmente contam. Não será o tempo de intervalo ENTRE as refeições que irá ajudar no emagrecimento e/ou acelerar o metabolismo. Pode haver, sim, um maior gasto energético no Caso 1 (além da maior absorção de nutrientes por refeição), porém a diferença de gasto energético oriundo da digestão é praticamente nulo em comparação com o Caso 2.

Como Perder a Barriga em 25 dias.

Clique e Saiba mais!

No primeiro caso, conseguimos evitar picos na insulina circulante (diminuindo a vontade de comer besteiras fora do horário), pois estaremos nos alimentando durante ”todo o dia”. No segundo caso temos dificuldade no processo de absorção de micronutrientes tendo em vista não conseguirmos absorver de maneira totalitária uma alta quantidade de micronutrientes em uma única e grande refeição, sendo estes excretados via renal ou fecal sem alteração em sua estrutura.

loading...

É claro que indivíduos praticantes de exercícios físicos moderados a intensos e atletas podem se beneficiar com o pequeno intervalo entre as refeições, já que seu metabolismo é completamente diferente de uma pessoa sedentária.

Mas em termos gerais posso afirmar que comer de 3 em 3 horas horas NÃO é o grande segredo da dieta; o segredo está na QUALIDADE NUTRICIONAL e QUANTIDADE DAS PORÇÕES, para que elas estejam dentro de um plano alimentar equilibrado.

Sobre Revista Corpus

Cuidar do corpo e da mente na mesma proporção é o segredo da vida em equilíbrio. 50% do seu tempo com foco no corpo (Ei! Não estamos falando sobre ser magra ou fitness, estamos falando de saúde!) e os outros 50%, foco na saúde mental. Esse é o mantra que todos devem levar todos os dias em suas vidas. Aqui você pode encontrar tudo o que precisa parea ficar atualiza(o) e alimentar 100% do seu EU. Mente e corpo em sintonia com o que há de mais informativo e interessante no mundo atual. Bem-vinda(o) ao UP! da vida, bem-vinda(o) à Revista Corpus.

Você também pode Gostar:

Sineflex funciona mesmo

Sineflex – preço, como tomar, bula, benefícios, preço e onde comprar

Sineflex - preço, como tomar, qual a composição desse termogênico, ele funciona para emagrecer, benefícios, bula... Confira essa Resenha do Sineflex!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS: 7 Dicas para Emagrecer e Perder Barriga até o VerãoDownload Agora!